Pontos turísticos de Bananal
Conheça os principais pontos turísticos da cidade de Bananal, no Vale Histórico de São Paulo.
Estação Ferroviária: Inaugurada em 1° de janeiro de 1889, funcionou por 70 anos, sua estrutura foi fabricada na Bélgica e trazida por ricos fazendeiros. Ela é toda feita de placas de aço pré-fabricadas, almofadadas duplas, para-frisadas, com dois andares e assoalho de pinho de riga. Suas características estão cuidadosamente preservadas. A Bélgica chegou a solicitar sua transferência para lá. É um dos mais valiosos acervos do município.
Locomotiva: Próximo a estação está a locomotiva que faz parte de um acerto de 193 máquinas espalhadas em 67 cidades de São Paulo.
Hotel Brasil: São 13 portas que se abrem para uma sacada e seu pátio permitia manobra de carruagens. O inglês Robert Passing comprou-o e transformou em Hotel, o qual existe até hoje.
Sobrado perto da Igreja: Construído em 1811, tem portas e janelas lavradas a mão, piso de cobre nas sacadas e uma janela mourisca, representando influência árabe.
Pharmacia Popular: Chamava-se Pharmacia Imperial, é a farmácia mais antiga do Brasil em funcionamento. Seu patrimônio que preserva instrumentos originais até hoje como sais, tinturas e potes de porcelana francesa da época do Império. Seu atual proprietário Plínio Graça conserva a fachada, a máquina registradora, a balança, as ânforas e os vidros com pós, raízes e pomadas, potes de porcelana com rótulos dourados à ouro, cristais etc…
Igreja Nossa Senhora do Rosário: Existente desde o século XIX, possui as imagems de Nossa Senhora do Rosário, de São Benedito e Santa Luzia. É chamada pelo povo de Igreja dos Escravos.
Igreja Matriz do Sr. do Bom Jesus do Juramento: Construída em 1811 em estilo colonial, possui 12 apóstolos entalhados em madeira. Em 1834, passou por uma reforma. As imagens do Sagrado Coração de Jesus e Maria Imaculada esculpidas em pedra de tamanho natural também estão presente na matriz.
Chafariz: Em 1879, foi colocada a primeira pedra para a edificação do chafariz e em 1880, foi inaugurado com o ato simbólico de abrir a torneira. O chafariz é de ferro e é adornado com elementos barrocos. Destinava-se ao abastecimento de água pela população.
Sobrado Aguiar Valim: Um dos mais bonitos conjuntos urbanos de Bananal, sendo de grande interesse arquitetônico.
Fazenda dos Coqueiros: Foi construída em 1859 pelo casal Major Cândido Ribeiro Barbosa e Joaquina Maria de Jesus. Hoje a fazenda pertence aos filhos de Maria Elisabeth Brum Gomes e Antônio Augusto Ferreira Gomes que permitem a visitação à fazenda que mantém intacta estrutura e peças do século XIX e da escravidão. Mantém suas senzalas, moinhos e banheiro como antigamente. O turismo da fazenda é voltado para o turismo histórico, cultural e pedagógico, além do turismo místico que se desenvolveu com a demanda existente já que as religiões dos escravos têm um peso muito grande na região.
Deixe uma resposta