Bananal, a cidade

A cidade de Bananal, tombada pelo Patrimônio Histórico é hoje uma estância turística, histórica e ecológica.  

Localizada ao pé da Serra da Bocaina – importante reserva ecológica – possui patrimônio natural invejável, patrimônio histórico e arquitetônico, que no passado lhe fez merecer o adjetivo de “Princesa da Província de São Paulo”. Ainda hoje a cidade mantém suas construções oitocentistas e as sedes das fazendas coloniais como imponentes símbolos da nobreza e glória do passado, deixando um testemunho da solidez dessa cidade, que foi a mais rica do Vale do Paraíba durante praticamente todo o século XIX.   

Quem visita a cidade testemunha seus serenos costumes, a excelente qualidade de vida, o clima privilegiado e a beleza de suas paradisíacas cachoeiras como a “Sete Quedas” na Bocaina.

Pode ainda conhecer sua tradicional produção artesanal de artigos de crochê, doces e cachaças e inteirar-se a respeito da história da cidade, que é contada em cada construção, em cada árvore centenária, em cada curva…   

O visitante quando sai da cidade já sente saudades e desejo de voltar.   

O acesso à cidade é possível pela Via Dutra (BR-116) e há ainda a opção de chegar por Queluz e Silveiras-SP, seguindo pela Rodovia Álvaro Brasil Filho (SP-64), acessíveis por Barra Mansa-RJ.   

Seus limites são especificamente os municípios de Resende, Barra Mansa, Rio Claro e Angra dos Reis no estado do Rio de Janeiro, nas direções norte, sul e leste; e Arapeí e São José do Barreiro, no estado de São Paulo na direção oeste.